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Quinoa, um alimento poderoso!

publicado por emagrecercomsaude, em 31.03.14

 

 

 

 

 

Originário da África do sul, é considerado por muitos, um alimento poderoso e nutritivo, ele é rico em proteínas, fibras, ferro, fósforo, cobre, manganês, magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina E, calcio e omegas 3 e 6 e zinco.

 

A proteína que ele contém é uma proteína completa e identica à da carne contendo os nove aminoacidos, sendo por isso um alimento bom para desportistas que querem recuperar e manter uma boa musculatura. Considerado como o "ouro dos incas" já era usado para aumentar a resistencia dos guerreiros.

 

Para além da proteína, é rica em ferro, sendo o alimento ideal para vegans e pessoas que consomem pouca ou nenhuma carne, evitando assim ter anemia.

 

Por ser tão nutritivo, é um alimento que consumido regularmente ajuda em diversos problemas de saúde, como a enxaqueca, problemas cardiovasculares, diabetes, colesterol, osteoporose, hipertensão, nervosismo, obstipação, entre outros. A quinoa reforça o sistema imunitário, e pode ser consumida por intolerantes ao gluten.

 

A quinoa acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordurinhas, sendo por isso um bom aliado para quem quer emagrecer. Pode substituir o arroz e as massas por quinoa obtendo assim uma refeição mais nutritiva e uma alimentação mais equilibrada.

 

 

Receita de Quinoa

 

Coza 2 chávenas de chá de quinoa em água e sal. Depois de cozida, escorra muito bem para que fique soltinha e seca. Reserve.

Numa Wok ou frigideira anti aderente, corte cebola em meia lua, alho às rodelas, pimento aos bocadinhos pequeninos ou em tiras, e regue com azeite virgem extra. Quando estiver alourado, junte cogumelos frescos, courgette e/ou beringela aos pedacinhos, e miolo de camarão qb.

Tempere com pimenta preta e açafrão. Quando estiver bem salteado e cozinhado junte a quinoa ao preparado e misturar bem. Junte ainda cenoura ralada, sementes de sésamo e pedacinhos de amêndoa. Misture bem e sirva de imediato.

 

Sugestão: Em vez do camarão pode juntar frango caseiro desfiado, atum, bacalhau desfiado etc…

 

 

 

 

 

 

 

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