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Os beneficios do salmão

publicado por emagrecercomsaude, em 08.04.14

 

 

O salmão é um peixe muito nutritivo e com imensos benefícios para a saúde. Dos nutrientes mais importantes presentes no salmão são os ácidos gordos ómega-3 ajudando por isso a diminuir o colesterol mau e os níveis de triglicéridos, a prevenir o envelhecimento precoce pois é um poderoso antioxidante, a equilibrar o sistema nervoso melhorando o humor, a reforçar o sistema imunitário, a prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias, favorece ainda a boa memória desenvolvendo o cérebro, ajuda a prevenir a insuficiência renal, a endometriose nas mulheres e ainda combate a flacidez porque estimula a produção de colagénio.
O salmão é um alimento muito saudavel que deve fazer parte da sua alimentação, quer queira emagrecer ou não, até porque é muito versátil podendo ser cozinhado de diversas maneiras: ele pode ser consumido grelhado, assado, no forno, salteado com legumes na wok, ou então em sushi. Outra vantagem é que as proteínas encontradas no salmão são de fácil digestão. São proteínas de alto valor nutritivo, superior às de algumas carnes vermelhas. Este peixe é ainda rico em vitamina A, vitamina D, vitaminas do complexo B (B3 - Niacina, B6 - Piridoxina, B12 - Cobalamina), triptofanos, selénio, fósforo, magnésio e potássio.

 

Curiosidade: O salmão é basicamente um peixe branco. A cor rosada ou alaranjada do salmão deve-se a um pigmento chamado astaxantina que o salmão absorve após se alimentar de camarões. Mas a sua alimentação é variada (outros crustáceos, pequenos peixes e zooplânctons) e por isso a sua cor também varia, podendo ser de um rosa mais claro a um vermelho vivo.

 

Contrapartida: Infelizmente todos estes benefícios só podemos garantir no salmão selvagem, pois apesar de haver controlo nunca sabemos ao certo como é realmente alimentado o salmão de aquacultura (cativeiro). Aqui ele não é alimentado com camarões e por isso a sua cor poderá ser devido a corantes sintéticos. Há quem defenda que terá menor quantidade de ácidos gordos ómega 3 e mais quantidade de gorduras saturadas prejudiciais à nossa saúde. Por isso, na dúvida, sempre que podermos, e apesar de ser muito mais escasso nos mercados, devemos sempre optar por salmão selvagem, capturado no mar.

 

Outros peixes ricos em ómega 3: atum, cavalas, sardinhas, anchovas, bacalhau, arenque, lagosta, camarões, entre outros.

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