Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Os 4 chás que não podem faltar na nossa cozinha

publicado por emagrecercomsaude, em 05.02.14

Kukicha  ou chá de 3 anos

 

O chá 3 anos é utilizado há séculos no Oriente, com sua origem no Japão e foi difundido no Ocidente pelo filósofo George Ohsawa.

Apesar de provir da planta do chá a camellia sinensis, é fermentado durante 3 anos (daí o nome) e a quantidade de cafeína é muito reduzida.

O Kukicha, outro nome para o Chá de 3 Anos, para além de muito saboroso, pode ser consumido diariamente e tem inúmeros benefícios. Tem mais cálcio que o Leite de Vaca e mais vitamina C que uma laranja.Tem a capacidade de alcalinizar o sangue e os líquidos orgânicos, equilibrando dessa maneira os níveis de acidez e prevenindo doenças. A maioria das pessoas tem excesso de ácido no corpo resultante de uma dieta desequilibrada rica em carne, ovos, lacticínios, açúcar e farinhas refinadas, produtos industrializados, entre outros, o que a longo prazo debilita o nosso sistema imunitário e enfraquece as nossas defesas e também os nossos órgãos. É um chá excelente para problemas gástricos, ajudando na digestão, náuseas, indigestão,  infecção renal, infecções da bexiga, neurastenia, doenças cardiovasculares e fadiga em geral. É também diurético podendo ajudar no emagrecimento.

Pode ser tomado por todos (crianças, jovens, adultos e idosos) e pode ser bebido todos os dias a qualquer hora do dia.

 

 


Chá verde

 

Derivado da planta camellia sinensis, É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento. Este chá traz inúmeros benefícios para a saúde e para quem quer emagrecer. Basta beber duas a quatro chávenas deste chá por dia para resultar num aumento significativo da sua longevidade e qualidade de vida. O chá verde para além de um poderoso antioxidante, contém quantidades consideráveis de manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2, nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Como antioxidante rico em polifenóis, combate os radicais livres e envelhecimento, sendo também anticancerígeno. O chá verde também é rico em taninos, o que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol mau) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. Alguns estudos já comprovaram que o chá verde ajuda imenso na perda de peso inclusive na perda de gordura abdominal. O chá verde é diurético.

 

 

Borututu

 

Borututu é uma árvore que habita em Africa, em particular em Angola. Sendo lá muito utilizada para tratar variadas doenças na medicina tradicional.

Reconhecida pelas suas propriedades preventivas e curativas, utiliza-se a raiz que é rica em quinonas, catequinas, polióis e bioflavonóides. Borututu é altamente desintoxicante e purificadora. Auxilia no tratamento de doenças do estômago, fígado, vesícula, baço e todo o aparelho urinário. Como purificadora permite a fluidez do sangue, combatendo o colesterol e normalizando a tensão arterial. Em lavagem externa obtêm-se resultados nos casos de hérpes, em chagas e outras afecções da pele. Por ser muito diurético elimina gorduras e reduz o peso corporal sendo uma óptima aliada no emagrecimento.

 

 

 

Rooibos

 

Rooibos  é feito a partir de um arbusto de origem sul-Africana.. É um chá de cor vermelha, sendo por vezes assim denominado, mas não confundir com o chá vermelho da planta do chá camellia sinensis. Tem um sabor super agradável e adocicado.
Altamente medicinal ele é bom para problemas digestivos e intestinais, fortalece os dentes e ossos, tem efeito antioxidante e anti-radicais livres, é bom para alguns problemas de pele, é remineralizante (reconstitui os minerais perdidos pelo organismo), ajuda a emagrecer por ser um diurético leve, ajuda na saúde bucal contra bactérias, equilibra o sistema nervoso, bom para a circulação sanguínea, entre outros. Não tem cafeína e pode ser consumido por hipertensos.

Todos os chás devem ser bebidos e apreciados sem açúcar!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados