Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Descubra os alimentos que causam inflamação no seu organismo

publicado por emagrecercomsaude, em 15.06.14

 

 

 

Há alimentos que causam inflamação no organismo provocando gases, dificuldade em perder peso e mesmo ganho de peso, enxaqueca, desconforto e inchaço abdominal, e num cenário mais grave têm sido associados a problemas de coração, obesidade, diabetes, dores crónicas, alergias, artrite, alzheimer e até cancro.

Dos alimentos inflamatórios mais conhecidos são os fritos, fast-food, alimentos com muito açúcar e aditivos químicos (corantes, conservantes, aromatizantes,  estabilizantes…), como os produtos industrializados, bolos e bolachas com gorduras hidrogenadas, óleos, cereais refinados, refrigerantes, carne vermelha, bacon, enchidos, manteigas, derivados do leite e do trigo, álcool, entre outros.

 

Estes são alguns dos mais evidentes, mas poderão haver alimentos saudáveis que causem inflamação em algumas pessoas e noutras não. Em cada pessoa, de forma singular, o alimento pode exercer um papel curador ou causador de doença. Por isso, seria importante descobrir quais os alimentos que causam inflamação no seu organismo em particular.

 

De forma geral, numa inflamação, dá-se um processo de autodefesa do organismo em que este atua contra uma infecção enviando anticorpos, desencadeando-se varias mudanças metabólicas, celulares e hormonais. Estes alimentos inflamatórios são vistos como organismos estranhos que o corpo não consegue reconhecer, pelo que desencadeia este sistema de autodefesa como se houvesse uma infecção, embora na realidade não haja realmente uma infecção. A situação agrava-se quando as inflamações passam a ocorrer de modo contínuo e desenfreado, gerando alterações e danos no equilíbrio celular. Uma ingestão contínua de alimentos inflamatórios acaba com as defesas do organismo e favorece o aparecimento de diversas doenças como as que já foram referidas anteriormente.

Felizmente, também há os alimentos anti-inflamatórios, que também têm efeito positivo no combate à celulite, acúmulo de gordura, prevenção de algumas doenças e até mesmo nos sinais de envelhecimento, como rugas e aumentando a nossa imunidade.

Alguns alimentos anti-inflamatórios:

Salmão selvagem

Atum

Bacalhau

Sardinhas

Azeite virgem extra

Curcuma (açafrão das indias)

Cebola crua

Alho cru

Frutos vermelhos e roxos, como framboesa, morangos, cerejas, mirtilo e amoras

Brócolos

Iogurtes naturais com Lactobaclillus Acidophilus (probioticos)

Kefir

Requeijão

Amêndoas

Sementes de linhaça

Pimento vermelho

Nabo

Cenoura

Couve

Abobora

Espinafre

Rabanete

Acerola

Goiaba

Uva preta

Abacate

Limão

Gengibre

 

Como regra geral, quanto mais um indivíduo mantém uma dieta rica em gorduras saturadas, produtos industrializados, rica em açúcares refinados, pobre em frutas, legumes e integrais, maior será a estimulação do processo inflamatório.

 

Para saber quais os alimentos que embora saudáveis lhe possam estar a causar inflamação, terá de começar uma dieta só com alimentos anti-inflamatórios e com pouco risco de serem reactivos e ir acrescentando aos poucos outros alimentos tendo em atenção as reacções que eles possam provocar no organismo, mas tudo isto tem regras e tem de ser feito com um plano devidamente estruturado.

 

 “O que é alimento para uns é veneno para outros” – Tito Lucrécio Caro [filosofo latino séc. I a.C.]

 

 

Alho: poderoso anti-inflamatório

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados