Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Arroz integral, um alimento rei!

publicado por emagrecercomsaude, em 26.03.14

 

 

 

 

O arroz integral tem o dobro, ou mais, da fibra que o arroz branco, e por isso permite uma óptima regulação intestinal, ajudando a emagrecer e acabar com inchaço abdominal.

Estudos comprovam que o arroz integral previne e controla a diabetes, previne certos cancros, doenças do coração, reduz o colesterol mau e inflamações, e ainda previne e reduz a gordura abdominal assim como o peso em geral. Sendo assim, a longo prazo a ingestão de arroz integral diminui  o risco de várias doenças. É bom para desportistas, aumenta a boa disposição, controlando a ansiedade, reforça o sistema imunitário e é saciante.

Ele é extramente rico nutricionalmente: para além da fibra, tem ácido fólico, potássio, vitaminas do complexo B, vitamina A e E, aminoácidos essenciais, cálcio, proteína, magnésio e fósforo, sendo por isso um alimento rei que deve ser ingerido todos os dias, pois oferece ao organismo vários nutrientes importantes implementando uma boa saúde.

Existem várias dietas de emagrecimento com arroz integral, por isso para quem deseja emagrecer pode começar a substituir o arroz branco pelo integral, principalmente no jantar em que os hidratos de carbono devem ser evitados principalmente os refinados.

Nota: se não quiser comer carne ou peixe, obtém uma proteína completa comendo arroz integral juntamente com alguma leguminosa, como o feijão ou lentilhas.

 

Dicas para cozinhar o arroz integral: Deve cozinhá-lo com o dobro da água, relativamente à quantidade de arroz, e cozinhar em lume brando. Pode experimentar várias marcas, pois pode achar uns mais saborosos que outros. Junte um fio de azeite virgem extra, apenas duas pedras de sal grosso (o arroz integral não necessita de sal tal como o branco, e fica saboroso na mesma), alguma erva aromática e um dente de alho. A ideia é ele ficar soltinho e enxuto para poder ser usado nas mais variadas receitas.

Dependendo do acompanhamento que vai usar com o arroz, pode juntar também cenoura, ervilhas, tomate…

Depois do arroz cozido e soltinho pode usá-lo para salteados, saladas frias e até para malandrinho.

 

Receita de arroz integral salteado com legumes:

Numa wok coloque alguns legumes aos cubos ou pedacinhos tais como: cenoura, cogumelos, courgete, beringela, couve de bruxelas, tomate pouco maduro entre outros (escolha os seus preferidos), tempere-os com um pouco de azeite virgem extra, pimenta preta, açafrão e deixe cozinhar um pouco salteando. Depois junte o arroz integral já previamente cozinhado e misture tudo. Sirva com peixe ou carne.

 

Salada fria com arroz integral:

Numa taça grande coloque o arroz integral previamente cozido, junte milho sem açúcar e livre de OGM (organismos geneticamente modificados), cenoura ralada, salsa picada (ou coentros), cebola picada se gostar, pedacinhos de beterraba (ou ralada), rúcula ou espinafres bebé, pode também juntar algum feijão frade e ovo cozido. Junte atum , um fio de azeite virgem extra e um fio de vinagre de sidra biológico.

Terá uma rica e gostosa salada.

 

Arroz de peixe com arroz integral:

Faça um refogado com cebola, alho, azeite e uma folha de louro. Junte um pouco de água e o peixe que escolher já cozido e sem espinhas. Junte os temperos a seu gosto e deixe apurar 3 minutos. Junte depois o arroz também já cozido e um pouco mais de água. Use a água da cozedura do peixe. Pode fazer da mesma forma para fazer o arroz de feijão.

 

Bom apetite!

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados