Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Afinal porque tenho o metabolismo lento?

publicado por emagrecercomsaude, em 18.07.14

 

 

 

Muitas pessoas comentam que têm um metabolismo muito lento e por isso não conseguem emagrecer. Por mais que façam variados tipos de dieta da moda, não conseguem emagrecer, pois não conhecem o funcionamento do metabolismo humano.

 

O que a maioria das pessoas desconhece é que podemos acelerar o metabolismo, o que é fundamental para perder a gordura acumulada. Antes de entendermos as maneiras de acelerar o metabolismo, aprenda alguns princípios básicos.

 

O que é Metabolismo?

 

 

Existem muitas abordagens científicas para explicar isso. Porém a melhor abordagem é aquela acessível ao maior número de pessoas possível, que podem entender essa definição a partir de uma linguagem clara e objectiva: metabolismo é a taxa com que o seu corpo queima calorias para se manter vivo.

 

O seu corpo queima calorias 24hs por dia, todos os dias, não importando se você faz exercício ou não. Lembre-se que o seu corpo precisa de energia o tempo todo, mesmo quando você está a dormir e é por isso que deixar de fazer refeições é com certeza a pior coisa que você pode fazer se o seu objectivo é perder peso através da queima de gorduras.

 

O que afecta o metabolismo?

 

Muitas pessoas acham que factores como níveis de actividade física, tiróide e idade têm grande impacto no seu metabolismo. Esses factores realmente afectam o seu metabolismo, mas não tanto assim.

 

O que mais afecta o metabolismo é o tecido muscular. Quanto mais músculos você tiver, mais calorias você vai queimar, independente do seu nível de actividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecidos vivos e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia - todos os dias.

 

Aqui estão 8 factores que afectam o metabolismo, em ordem de importância:

 

(1) Tecido muscular: São fundamentais por causa de todos os factores citados acima.

 

(2) Frequência das refeições: Quanto mais tempo você dá entre as refeições, mais o seu metabolismo diminui para conservar energia.

 

(3) Nível de actividade: É importante, mas não faz nenhuma diferença se você não compatibiliza a sua alimentação com o seu gasto calórico.

 

(4) Escolha dos alimentos: Por exemplo, as dietas baixas demais em gordura tendem a resultar em baixa produção hormonal o que leva à diminuição do metabolismo. Tem é de escolher as gorduras boas.

 

(5) Hidratação: Mais de 70% das funções do corpo acontecem na presença de água. A falta de água faz com que o seu metabolismo abrande bastante.

 

(6) Genética: Algumas pessoas têm um metabolismo naturalmente mais acelerado do que outras. Você não pode mudar a genética, mas pode estimular a aceleração do seu metabolismo.

 

(7) Produção e função Das hormonas: É muito pouco provável que você tenha uma tiróide "preguiçosa". Antes de culpá-la, primeiro estabilize o nível de açúcar no sangue (taxa de glicose) e comece progressivamente a praticar exercícios 2-3 vezes por semana.

 

(8) Stress: O stress também pode diminuir o seu metabolismo por colocar o seu organismo em estado de tensão. Além disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando estão stressadas.

 

Porque o metabolismo diminui?

 

Pesquisas indicam que o metabolismo não diminui significativamente de acordo com a idade e sim de acordo com a falta de músculos. E você não perde músculos de uma hora para outra só por ficar mais velho, e sim por causa da falta de uma actividade física que cause um stress positivo nos músculos fazendo com que eles se mantenham ou se desenvolvam, como a musculação.

 

Essas são as 2 maiores causas que fazem com que o seu metabolismo diminua:

Perda de tecido muscular.

Diminuição do nível de actividade à medida que se fica mais velho.

 

Você pode perder tecido muscular devido à falta de actividade física específica para esse fim (musculação) ou por não fazer uma alimentação adequada e disciplinada. Quando você salta refeições ficando muito tempo sem comer, o seu corpo vai obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).

 

Outra situação que abranda imenso o metabolismo é o facto de fazer-se inúmeras dietas, experimentar imensos produtos emagrecedores, e passar pelo efeito sanfona ou iô-iô, tudo isso cansa o metabolismo, tornando-se cada vez mais difícil emagrecer.

 

 

 

COMO ACELARAR O METABOLISMO

Para perder gordura

 

 

 

 

  • Escolha os melhores alimentos

 

Os carboidratos são essenciais para um metabolismo rápido. Fornecem combustível aos músculos, ao sistema nervoso e às células do sangue. Sem energia, você fica lenta e a inactividade faz você ganhar peso.  Os carboidratos ou hidratos de carbono são classificados da seguinte forma: os que deve comer sempre, e os que deve evitar:

• Sempre: aqueles de baixo índice glicêmico (que mantêm estáveis os níveis de insulina, evitando o sobe-e-desce da glicose no sangue e afastando a fome por mais tempo). Grãos e cereais integrais, legumes, frutas e verduras -- todos ricos em fibras e pobres em gorduras -- levam mais tempo para ser digeridos e por isso aceleram o metabolismo.

• A evitar (raramente): eles estão em toda parte. No arroz branco, pão branco, massas brancas, doces, açúcar, biscoitos e bolos. Ao serem refinados, as fibras são retiradas e dão lugar a açúcar e aditivos, que retardam o metabolismo. Esse grupo, de alto valor glicêmico, é digerido rapidamente. A rapidez engana o cérebro, que sinaliza mais fome em pouquíssimo tempo.

 

As proteínas ajudam a formar músculos, que consomem calorias mais rapidamente. Além disso, diminuem a velocidade de digestão dos carboidratos. Opte sempre pelas proteínas magras: pato, peixe, frango, aves, feijão, ovo, soja e derivados.

 

As gorduras são fundamentais para o metabolismo. Retardam a digestão do carboidrato e permitem que a energia seja gasta de forma mais homogénea. Vamos classificá-las em amigas e inimigas:

 

• Amigas: ajudam a limpar as artérias. Fontes: castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extravirgem, abacate, semente de abóbora, gergelim (sésamo) e girassol.

• Inimigas: entopem as artérias e devem ser evitadas. Fontes: manteiga, chantilly, bacon, linguiça, margarina e óleos e gordura vegetal hidrogenada.

 

  • Outras dicas para manter seu metabolismo em alta

 

 

• A água ajuda o sangue a transportar melhor o oxigénio para os músculos. Na falta dela, você fica lenta, menos activa e queima menos calorias.

 

• Tomar um limão espremido na água colabora para manter o metabolismo acelerado.

 

• Não pule refeições nem fique sem comer por mais de quatro horas.

 

• Se não consegue ficar sem doce, deixe-o para a sobremesa. A comida segura o índice glicêmico do açúcar, evitando picos de insulina no organismo e a consequente sensação de fome.

 

• Dispense cereais à base de flocos de milho e arroz refinados, tipo crispis e corn flakes, que têm índice glicêmico alto. Prefira os de grãos integrais e aveia, ricos em fibras.

 

• A gordura da pipoca do cinema pode atolar seu metabolismo.

 

• Comece a sua refeição pelos legumes e verduras, que têm poucas calorias, muitos nutrientes e fibras. Eles reduzem a fome e você acaba comendo menos dos outros alimentos.

 

• Se seu almoço for apenas uma salada de alface e outras verduras, seu metabolismo tem tudo para ficar lento. Esses alimentos de baixíssimas calorias não fornecem energia significativa: dentro de uma hora ou duas, você estará com fome. Junte à sua salada uma fonte de carboidrato, de preferência integral, uma proteína magra e uma gordura “amiga”.

 

• Frutas secas têm carboidratos do bem, que aceleram o metabolismo, e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes antioxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia.

 

Gordura saudável, sim; gordura do mal, nem pensar!

- Saltar o pequeno-almoço retarda o metabolismo

 

- Carboidratos bons mantêm o metabolismo acelerado

 

- Bom carboidrato vai bem com proteína magra em todas as refeições

 

- Comer com frequência queima gordura

 

- Exercício activa a queima de gordura

 

- Pouca água engorda

 

- Dormir bem acelera o metabolismo

 

- Músculos são essenciais para um metabolismo veloz

 

- Mexa-se e ganhe músculos

 

Saltar à corda, cuidar do jardim, subir escadas, lavar o carro, dançar, levar o cão a passear, caminhar…  A actividade física é essencial na aceleração do metabolismo. Com o passar dos anos, os músculos tendem a encolher e a gordura passa a ocupar o lugar deles. Por isso a musculação é tão importante. A prática de exercícios é responsável por 50% do sucesso no plano de activar o metabolismo.

 

  • Segredos do Oriente

 

Nabo, rúcula, cebola, gengibre e chá verde. Essas são as principais opções da medicina chinesa para acelerar o metabolismo. Para melhores resultados, recomenda-se a associação de alimentos de sabor picante com amargo. “Essa combinação tonifica o baço, responsável pelo metabolismo energético e um dos órgãos mais importantes segundo a medicina tradicional chinesa.”

 

Para os lanches da manhã e da tarde, recomenda-se um copo de sumo com pedaços da própria fruta, de preferência ácidas, como laranja, limão, tangerina e abacaxi.

Ingira alimentos energéticos. Para dinamizar o metabolismo, a lista de compras deve incluir os seguintes alimentos: couve-de-bruxelas, espinafres, brócolos, espargos, alface romana, lentilhas, feijão, nozes, amendoins, amêndoas, cajus, sementes de girassol e abóbora, iogurtes magros, ovos, frutos cítricos, maçãs, cereais integrais, salmão, carne magra e de aves, chá verde e chocolate preto. Planeie todas as refeições para incluir estes e outros alimentos saudáveis, evitando cair em tentação e/ou saltar refeições.

 

Os alimentos picantes ou especialmente condimentados fazem maravilhas ao ritmo metabólico, aumentando-o em cerca de 50% durante pelo menos até três horas depois da refeição. Por isso use gengibre e pimenta de Caiena, por exemplo.

 

www.emagrecer-comsaude.com

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados